Conheça a fundação FCTER
HISTÓRIA DA FCTER
Para discorrer sobre a história da FCTER é imperativo recordar alguns marcos históricos anteriores à sua fundação para entender a razão de sua existência e sua importância para a sociedade.
No ano de 2008 ocorreu o SUSTENTAR – Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável, realizado no Auditório Antonieta de Barros em Florianópolis/SC, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O principal objetivo do evento foi levar à sociedade a discussão de um tema que estava na agenda política e econômica mundial, reunindo pesquisadores do Brasil e da Alemanha, bem como lideranças políticas, movimentos sociais, entidades e representantes de governos estaduais e do governo federal para debater vários temas envolvendo as energias renováveis. Assim, foi elaborada a Carta de Florianópolis, que fomentou diretrizes para a área de Energias Renováveis.
Em 2010 o SUSTENTAR veio para a cidade de Chapecó, onde empresários idealizadores e visionários vislumbraram a ideia de criar uma Fundação voltada para área de Energias Renováveis. Para esta iniciativa foram realizados aportes monetários por esses instituidores para que a Fundação pudesse se tornar realidade. Até o efetivo registro da Fundação junto ao Ministério Público, que normatiza as atividades deste modelo de organização, se passaram três anos. Durante este período, o nascimento da Fundação por si só fomentou a criação de outras empresas relacionadas com sustentabilidade e energias renováveis como RENOVIGES, APROVA,FIBRATEC ENERGIAS, BUZZQ, entre outras iniciativas ligadas às energias renováveis.
O Ministério Público aprovou a criação da FCTER – Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis em 06 de agosto de 2013. Após a aprovação, as instituições indicaram nomes para compor o Conselho de Administração da Fundação, dando início às suas atividades. No dia 31 de março de 2014, foi formado o Conselho de Administração, empossando os seus membros. Já no dia 01 dezembro de 2014, foi constituído e empossado o Conselho Fiscal, atendendo assim a todos os requisitos exigidos pelo MP para a regularização das atividades da FCTER.
Assim nasce a FCTER onde o sonho de seus instituidores é fomentar conhecimentos e projetos na produção e geração de energias renováveis e contribuir com uma nova matriz energética.
MISSÃO
Promover a produção e geração de energias renováveis por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo com a nova matriz energética.
VISÃO
Ser referência mundial na produção de conhecimento e tecnologia em um novo modelo de gestão de energias.
VALORES
- Transparência;
- Comprometimento;
- Responsabilidade Social;
- Integridade;
- Honestidade;
- Espírito Inovador;
- Educação.
Estrutura Organizacional
Gestão Executiva
Fabiano Faller
DIRETOR GERAL
Milvo Zancanaro
Presidente do Conselho de Admiminstração
Luciana Maldaner
GERÊNCIA / COORDENAÇÃO TÉCNICA
Apoiadores
Código de Conduta
Clique e veja nosso código de conduta, acompanhe os princípios e valores adotados pela nossa organização
O que fazemos
Principais serviços prestados:
- Projeto de captação de recursos;
- Pesquisa Científica e Tecnológica;
- Consultoria e assessoria técnica para inovação;
- Treinamento e cursos;
A Fundação Cientifica e Tecnológica em energias renováveis tem como Objetivos Principais:
- Contribuir para o desenvolvimento nacional de forma sustentável, através de ações voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, difusão de conhecimento e capacitação profissional.
Demais objetivos da FCTER
- Difundir conhecimento, via intercambio entre entidades públicas, privadas e acadêmicas;
- Desenvolver e aprimorar tecnologias de produção de energias renováveis a partir de diferentes matrizes, como sol, vento, água, biomassa e outras; aprimorar pesquisas e tecnologias já existentes, a fim de viabilizar sua aplicação ambiental e econômica;
- Obter soluções práticas e econômicas, com tecnologias energéticas e ambientais, a serviço da sustentabilidade e da qualidade de vida; pesquisar novas tecnologias aplicáveis; desenvolver produtos eficientes na área da energia renovável;
- Viabilizar efetivamente as tecnologias desenvolvidas, especialmente no tocante ao binômio custo/benefício;
- Criar um espaço de pesquisa, de formação acadêmica, buscando agregar novos conhecimentos das diferentes instituições, para formar massa crítica; promover a cooperação técnica, científica e educacional entre as instituições;
- Obter resultados concretos do ponto de vista tecnológico; criar mecanismos para regulamentação do uso da energia renovável; e fomentar a criação de políticas públicas voltadas a energias renováveis.
- A FCTER visa, também, criar soluções integradas para as questões que concernem a energia e ao meio ambiente, inspiradas na lógica dos sistemas naturais e dos recursos tecnológicos do mercado, a fim de promover a sustentabilidade das atividades humanas, no meio urbano e rural. As tecnologias desenvolvidas devem ser viabilizadas na pratica e inseridas nas demandas do dia a dia do setor público e privado.
Conselhos FCTER
Conselho Fiscal - FCTER
Conselho Administrativo - FCTER
Conselho Administrativo
Fabrício Hoff Dupont
UNOCHAPECÓ
Keily Machado
Diretora Executiva Sitran Chapecó
Juliane Tormen
Conselheira suplente do conselho de administração da FCTER
Helton Araujo Couto Carneiro
Associação dos Engenheiro e Arquitetos do Oeste de Santa Catarina
Arthur Badalotti Smaniotto
Advogado, Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo na Prefeitura de Chapecó
Guilherme Weismann
Docente da área de controle e automação. Chefe do Laboratório de Robótica – Representante do IFSC
Sidimar Carniel
Diretor de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.
Conselho Fiscal
Nadir José Cervelin
Presidente do Conselho de Fiscal da FCTER
Flavio Pasquali
Diretor na Plásticos Pasquali Ltda
Clenoir Antonio Soares - Cooperalfa
Coordenador Assessoria Ambiental
Luiz Eduardo Carvalho
Engenheiro Eletricista
Marcel Boiago
Prof. Universitário Dpto Zootecnia UDESC/SC
Fernando Grison
Prof. UFFS
Galeria de Presidentes
Djalma Velho de Azevedo
PERÍODO
Antônio Relelatto
PERÍODO
Nelson Akimoto
PERÍODO
Gilson Vivian
PERÍODO
Santiago Ibara
PERÍODO